Exames Clínicos

BIÓPSIA

Conheça os exames que podem ser realizados para avaliar a saúde dos ossos.

Densitometria Óssea

Um dos exames de imagem mais solicitados pelo ortopedista é o exame de Densitometria Óssea. Sua principal utilidade está em avaliar a densidade mineral dos ossos, muito eficaz no diagnóstico e tratamento de lesões em atletas e praticantes de atividades físicas, e na detecção da osteopenia — condição pré-clínica de diminuição da massa óssea que, se não tratada, pode levar a doenças como a osteoporose e agende sua consulta:

Como funciona o exame?
Com o paciente submetido a uma pequena e segura dose de radiofármaco, o aparelho de densitometria capta imagens da parte do seu corpo que será investigada. Na densitometria, costuma-se avaliar a densidade mineral óssea investigando a coluna lombar, a região próxima ao fêmur e o terço distal do rádio. O exame é simples, rápido e indolor, sendo necessário que o paciente apenas permaneça deitado durante a realização do exame.

Tempo de duração?
De 5 a 15 minutos, dependendo da área a ser analisada.

Ressonância Magnética

Outro exame comum que pode ser solicitado pelo ortopedista é o de Ressonância Magnética (RM). A RM é um diagnóstico por imagem que não utiliza radiação e que é muito eficaz na identificação de diversas doenças, incluindo lesões traumáticas, infecções ósseas, osteoporose e possíveis tumores ósseos.

Como funciona o exame?
Com o paciente deitado no interior do aparelho, são emitidas ondas de radiofrequência para captar as imagens da área a ser analisada. Assim como a Densitometria, a RM é um exame simples e que não causa dor. 

Durante o procedimento, o paciente poderá usar protetores nos ouvidos para abafar o som emitido pelo aparelho e, caso sinta necessidade, chamar o enfermeiro por meio de um dispositivo que fica ao seu alcance durante todo o tempo.

Quanto tempo dura o exame?
De 15 a 60 minutos, dependendo da área a ser analisada e da quantidade de segmentos a serem investigados.

Caso você sinta desconforto ou não possa permanecer em lugares fechados, é possível optar pela Ressonância Magnética de Extremidades, a depender da área a ser analisada durante o exame.

Tomografia Computadorizada

A Tomografia Computadorizada é um exame de diagnóstico por imagem que se utiliza de raio-X para captar imagens transversais do corpo, promovendo uma imagem espacial mais nítida da área a ser analisada, em comparação à Radiografia convencional. Entre outras vantagens, o exame é muito útil na avaliação de fraturas, tumores e também de doenças como a artrose.

Como funciona o exame?
Com o paciente deitado em uma maca, o aparelho de Raio-X gira em volta do seu corpo, realizando radiografias transversais da área a ser investigada. O procedimento é simples e totalmente indolor.

Quanto tempo dura o exame?
De 10 a 15 minutos, dependendo da área a ser analisada.

Cintilografia Óssea

Pode ser, também, que o seu ortopedista solicite, a realização do exame de Cintilografia Óssea. Trata-se de um diagnóstico por imagem da Medicina Nuclear que “escaneia” o esqueleto, a fim de identificar lesões ósseas decorrentes de tumores, cânceres, metástases e fraturas.

Como funciona o exame?
É administrado na via do paciente uma pequena quantidade de radiofármaco, para que ele seja “atraído” por células que apresentem funcionamento irregular, sugerindo, portanto, a presença de doenças ou fraturas.

O paciente precisa aguardar algumas horas até que a medicação se espalhe pelo organismo, para que, só então, o aparelho capte as imagens do esqueleto, identificando onde o radiofármaco está concentrado.

Embora o exame seja um pouco mais demorado em relação aos outros, ele também não causa desconforto e é muito simples de ser realizado.

Quanto tempo dura o exame?
O exame em si dura, em média, de 30 a 40 minutos.

Ultrassonografia (ou Ecografia)

Outro exame muito comum na avaliação dos ossos e das suas estruturas associadas, é a Ultrassonografia (ou ecografia). Assim como a Ressonância Magnética, o ultrassom é um recurso amplamente usado na prevenção, diagnóstico e tratamento de diversas doenças e procedimentos clínicos, uma vez que ele é um exame simples, não invasivo e que não utiliza radiação.

Como funciona o exame?
Com o paciente deitado, um transdutor é deslizado sobre a pele do paciente, emitindo e captando ondas sonoras a fim de formar imagens nítidas da área a ser investigada pelo médico. Este é um dos exames mais práticos e simples dentre todos os outros, e que não causa qualquer efeito colateral.

Quanto tempo dura o exame?
Em média, 15 minutos, dependendo da área a ser analisada pelo ultrassom.

Você ficou com mais alguma dúvida? 
Talvez a resposta para as suas perguntas estejam em nossa clínica. 

Clique no botão abaixo e fale com a nossa central de atendimento e marque uma consulta com nossos especialistas para esclarer suas dúvidas. Esperamos por você! 

Topmed clique e marque sua consulta ou exame pelo whatsapp
Ser TOPMED é cuidar da sua saúde em todos os momentos

Aqui você conta com as mais avançadas 
tecnologias em exames de imagem reunidas em um único ambiente, além da estrutura, conforto e segurança para um atendimento completo, pois sabemos que a sua saúde não pode esperar.

Siga nossas redes sociais e fique por dentro das nossas últimas novidades.